Tipos de Consulta

Modificado em Tue, 13 Dec 2022 na (o) 12:12 PM

Os tipos de consulta definem certos comportamentos nas consultas em que são vinculados e também são referenciados em relatórios analíticos que envolvam a agenda.

Na tabela em que são listados os tipos de consulta, são exibidos os detalhes destes, como o nome, se permite choque de horários nos agendamentos e se estão ativos na clínica. Caso um tipo de consulta estiver vinculado a algum agendamento, não poderá ser excluído, apenas inativado.


Para cadastrar um tipo de consulta e assim poder utilizá-lo em agendamentos, basta clicar no botão Adicionar tipo de consulta e preencher os campos requisitados.




A ordem em que os tipos de consulta aparecem na tela de cadastro será a mesma ordem que eles irão aparecer na agenda para serem selecionados:





Ativo

 

Essa opção ativa e inativa os tipos de consulta. Quando inativos os tipos de consulta não serão listados durante a criação de um agendamento. Se algum tipo de consulta estiver vinculado a um agendamento ele não pode ser excluídocaso ele não seja mais usado é recomendado inativar o mesmo.

 

Permite choque de horário

 

Assim como as configurações das agendas cadastradas para a clínica, os tipos de consulta também possuem configurações quanto ao bloqueio de agendamentos por choque de horário. Caso a opção for marcada, não será permitido realizar um agendamento repetido para um paciente ou profissional ao mesmo horário, independente da agenda em que está sendo cadastrado. Por padrão, o tipo de consulta Encaixe é configurado para permitir choque de horário.Como um exemplo, dada a situação: A “Agenda 1” possui um agendamento do tipo “Consulta” para o paciente “Natan”, ao tentar realizar outro agendamento ao mesmo paciente “Natan” no mesmo horário do anterior, este será bloqueado, a menos que, o tipo de consulta ou a agenda em que se está agendando permitam choque de horário. A mesma situação é válida aos profissionais da saúde.

 

As configurações da agenda para qual a consulta está sendo agendada tem prioridade quanto à configuração de choque de horário do tipo de consulta. Logo, se a agenda permitir o choque de horário, a configuração do tipo de consulta será ignorado.


Reconsulta

 

A opção de reconsulta quando ativa aplica as regras de reconsulta para os agendamentos com o tipo de consulta selecionado. Para saber mais sobre as regras da reconsulta é só clicar aqui para acessar o artigo.

 

Faturar

 

Quando essa opção for inativada o agendamento para esse tipo de consulta não gera faturamento no financeiro tanto para o paciente como o convênio. Quando essa opção estiver ativada os agendamentos para o tipo de consulta geram faturamento no financeiro.

 

Validar disponibilidade de escala

 

Caso existam profissionais que atendam por escala de trabalho essa opção quando ativa confere se eles estão disponíveis para o agendamento naquele dia e horário. Se essa opção ficar inativa podem ser criados agendamentos em horários ou dias que os profissionais que atendem por escala não estão disponíveis. Profissionais que atendem por horário de atendimento não são impactados por essa configuração.

 

Notificações aos pacientes



Aqui podem ser configuradas as formas de avisar os pacientes sobre os agendamentos, existem opções de e-mail, SMS e WhatsApp. O aviso de agendamento envia uma mensagem dizendo que um agendamento foi criado e o de lembrete uma mensagem para o paciente não esquecer que ele tem agendamento na cliníca, o lembrete ainda tem a opção de escolher quantos dias antes da data da consulta o paciente será avisado. Para as mensagens de SMS e WhatsApp serem enviadas é necessário ativar os respectivos serviços, para mais informações acesse configurações de SMS e configurações de WhatsApp.

 

Continue lendo sobre:

 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Podemos ajudar com algumas dicas para melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo