Se sua clínica possui convênios é necessário cadastrá-los antes dos procedimentos, você pode aprender como fazer isso acessando nosso artigo sobre convênios.

 

Os procedimentos são todos aqueles métodos e consultas que serão utilizados em sua clínica.

Para configurá-los no Clínica nas Nuvens, é necessário acessar configurações clicar no menu agenda selecionar a seção procedimentos e acessar cadastro, ou clicar no botão de atalho procedimentos após acessar configurações conforme a imagem abaixo:


Nessa página é possível ver uma lista dos procedimentos, buscar os procedimentos cadastrados e listar os ativos ou inativos. Para adicionar um novo procedimento clique em adicionar procedimento conforme a figura abaixo:


Essa é a interface de cadastro, ela é dividida em 4 abas explicadas abaixo: 




Dados gerais 


  • Ativo

    Ativa e desativa o procedimento, um procedimento inativo não aparece na hora de agendar uma consulta, criar um orçamento, pedir um relatório ou no odontograma para adicionar procedimento. Caso já existam atendimentos e agendamentos com o procedimento não é possível excluí-lo então é recomendado desativar o mesmo.

  • Especialidades

    A especialidade daquele procedimento.

  • Tempo médio

    Essa opção é para o intervalo de tempo entre agendamentos da agenda externa e dos exames, para o tempo da consulta o padrão da clínica e do profissional são considerados.

  • Agendas

    Configuração para agenda externa e exames, não bloqueia o agendamento para as demais agendas, selecionando uma agenda quando um agendamento for realizado na agenda externa ou um exame for agendado ele vai ser cadastrado nessa agenda.

Este procedimento é um exame?
Se o procedimento for um exame, selecione a opção demarcada na imagem abaixo, mostrando então a aba contendo os horários e dias de seu procedimento sendo possível a configuração dos mesmos.


  • Observação

    Essa observação aparece na hora de realizar um agendamento.

Valor por convênio

 

Na aba de dados gerais aparecem apenas convênios que não utilizam TISS. Na tabela de valores por convênios, é possível informar o valor do procedimento que será pago pelo paciente e também a parte que o convênio irá cobrir.  No exemplo da imagem abaixo, o paciente e cada convênio irá pagar uma determinada parte deste procedimento conforme seu acordo com o convênio. Para convênios marcados como particulares o campo "valor convênio" é bloqueado.

Convênios TISS

Dados TISS

 

Os dados TISS são informados quando o profissional deseja utilizar os dados da tabela TUSS, então é necessário informá-la.

  •  Vincular o procedimento ao TUSS

    Neste momento é ativado vínculo do procedimento cadastrado ao código TUSS que será usado para gerar as guias do TISS.


  • Tabela TUSS
    • Associa o código ao procedimento
Valor por convênio

Na aba de convênios TISS aparecem apenas convênios que utilizam TISS. Aqui além dos campos de valores temos o código na tabela própria do procedimento e a quantidade mínima de imagens que esse convênio cobra para os procedimentos odontológicos atendidos no plano de tratamento. 


Saiba mais sobre de valor por convênio: 

Adicionando procedimentos com código de tabela própria


Agenda Externa

Liberar para agendamento externo

 Liberando o agendamento externo para o procedimento, é necessário configurar a seguinte tela. Colocando o seu valor, definindo seu tipo de consulta e inserindo uma observação própria para a agenda externa.


Tipo de consulta

 

O tipo de consulta referente aquele procedimento, para mais informações acesse nosso artigo sobre tipos de consulta

 

Para liberar o agendamento externo em um procedimento, é necessário acessar a tela clinica dentro das configurações então acessar sua clínica e liberar a opção agendamento externo. Para mais informações clique aqui.

 

Comissões/repasses

Os repasses ativos aparecem listados para serem adicionados ao procedimento.

Os custos do procedimento podem ser adicionados aos procedimentos para descontar das comissões do profissional, lembrando que a opção "sobre o líquido" da configuração das comissões tem que estar ativada para descontar o custo.

 

Para habilitar comissões em um procedimento, é necessário configurá-las na tela de configuração. Para mais informações clique aqui.

Após a configuração completa de seu procedimento, é só salvá-lo ficando disponível na agenda externa (caso a opção foi ativada) e na tela de procedimentos.

  

Continue lendo sobre Primeiros passos: