Para criar um lote acesse no menu superior Financeiro e selecione TISS. Conforme a imagem abaixo:




Os lotes de guias compreendem uma ou um agrupamento de duas ou mais guias TISS que compartilham do mesmo convênio. São utilizados para realizar o faturamento das guias e possibilitar que sejam gerados arquivos XML sobre as mesmas.

Para criar os lotes de guias é necessário ter guias TISS geradas no sistema e estas não podem estar em um lote, também, a clínica precisa ter convênios com o número de registro da ANS cadastrados. As guias sem lote ficam disponíveis acessando guias geradas sem lote no menu lateral do TISS.

Para criar um lote acesse no menu lateral faturamento de convênio, conforme a imagem abaixo:



E clique no botão de adicionar lote para ser redirecionado para a seguinte página: 



Preencha o convênio desse lote, o tipo de guia (consulta, SADT ou odontológica), a versão do TISS, o número do lote (já vem preenchido com base no último lote criado) e a competência do lote. A previsão de pagamento e data de envio são opcionais para a criação do lote.

 

Não se deve preencher o protocolo de entrega na hora de criar o lote pois uma vez protocolado é impossível adicionar guias ao lote, por isso só deve ser preenchido após o lote ser enviado ao convênio.

 A 

Tela de Lote 

Após o lote ser criado acesse o mesmo para adicionar as guias TISS ao lote, o lote contém um cabeçalho com as informações dele e um botão de editar no canto superior direito.


Guias geradas sem lote


A seção de guias do lote contém os filtros de data, número da guia no prestador, paciente e revisão. E as guias referentes aquele convênio, tipo de guia e versão do TISS são listadas na tabela para serem adicionadas ao lote, no detalhes é possível ver os procedimentos de cada guia. As guias podem ser adicionadas ao lote clicando na caixa de seleção e em seguida no botão adicionar ao lote. Também é possível editar e imprimir a guia.


Toda guia adicionada no lote é salva automaticamente dentro do lote e quando removida também é removida automaticamente, não sendo necessário salvar o lote ao sair da página.

 


Guias do lote


Nesta seção é possível filtrar as guias por data, número da guia no prestador, paciente e situação do procedimento. As guias pertencentes ao lote ficam listadas com seus respectivos procedimentos, na coluna de opções é possível editar a guia, imprimir a guia e remover ela do lote.



Baixar arquivo XML para envio ao convênio

 

Após adicionadas as guias no lote, pode ser enviado o arquivo de XML para o convênio.


Protocolar a entrega do Lote  

Após baixar o lote e enviar para a operadora, agora é hora de registrar o protocolo de entrega com a mesma.

Protocolando a entrega, o lote não pode mais receber guias, para isso deve-se criar um novo lote.





Será exibida a tela abaixo para o registro do numero de protocolo.




Lote protocolado


Após ter sido protocolado o sistema mostra o status no cabeçalho do Lote e os procedimentos das guias ficam como Em faturamento.

Tornado possível registrar os aceites de pagamentos da operadora ou os recursos de glosas.




Aceite de pagamento da operadora

Para os aceites do plano ao pagar as guias totais sem nenhuma glosa, basta selecionar as guias e Registrar aceite.



Gerar a cobrança do lote

Com as guias aceitas agora pode-se gerar a parte financeira no Clínica nas Nuvens, clicando em Gerar cobrança.

Continue lendo sobre TISS: