Antes de adicionar um plano de convênio, é necessário ter o cliente/fornecedor do mesmo, aprenda como cadastrá-lo clicando neste (aqui).

 

Após registrar um convênio é necessário criar um plano de convênio, para acessar a tela basta clicar em Convênios > Planos de convênio. Conforme a imagem abaixo:





Clicando em Adicionar Plano de convênio é possível criar um novo plano, para criar um novo plano é necessário registrar o nome, o convênio (criado em dados de convênio) e as seguintes opções abaixo:

  


Ativo

Essa função ativa e desativa o plano de convênio convênio na empresa. Desativando um convênio ele não será listado para agendamentos. Quando o plano de convênio tem agendamentos e prontuários ele não pode ser excluído.

*Planos de convênio não são compartilhados entre filiais. 

Convênio
Neste  campo deverá ser informado o convênio cadastrado em dados de convênio. Caso não tenha cadastrado um convênio ainda acesse o nosso artigo sobre dados de convênio. Caso sua clínica utilize TISS uma janela abrirá pedindo se você deseja importar os dados cadastrados na aba de TISS do convênio para o plano de convênio.

Faturar

Essa função vem ativada  por padrão e ela é responsável por gerar o financeiro de todos os agendamentos com esse plano de convênio.  Caso a função seja desativada os agendamentos não irão gerar financeiro. 


Tipo de faturamento

Existem várias opções para faturamento de convênio:

Dia fixo: o faturamento do convênio é gerado com data para o dia definido no campo "dia do mês", e é necessário informar se o mês de faturamento será o mês corrente, o próximo mês ou em uma quantidade personalizada de meses;

Mesmo dia da operação: o faturamento é gerado com data do mesmo dia que o atendimento for realizado;

Dias após a operação: o faturamento é gerado com data após a quantidade de dias especificada no campo "quantidade de dias";

Convênio de benefícios

Essa opção aparece para clínicas que utilizam planos de benefícios, marcando essa opção o convênio pode ser vendido na clínica como plano de benefícios, o convênio pode ser marcado como de benefícios se não possui nenhum paciente vinculado. Caso queira conhecer mais sobre os planos de benefícios acesse o nosso artigo sobre planos de benefícios.

Cliente Fornecedor

Nesse campo deve ser preenchido o cliente/fornecedor do convênio, para aprender a criar um cliente/fornecedor acesse nosso artigo.

Os convênios cadastrados que possuem cliente/fornecedor irão gerar contas a receber, do paciente que foi atendido, com o valor configurado nos procedimentos referentes ao convênio. Mais informações sobre procedimentos: clique aqui.

 

Data de Validade

A data de validade é utilizada em relatórios e não bloqueia agendas ao convênio.


Observações

Observações internas que só aparecem no cadastro do convênio.

 

 

 Reconsultas



Habilitar validação de reconsulta


A opção habilitar validação de reconsulta possibilita definir a quantidade de dias para reconsultas, o limite de reconsultas nesse período e ativar a possibilidade de pedir senha caso o a reconsulta passe do prazo determinado na configuração. Para saber mais sobre as reconsultas acesse nosso artigo sobre reconsultas.

 

Profissionais que usam esse plano

 

Aqui é possível selecionar os profissionais que usam esse plano, entretanto qualquer profissional pode atender qualquer plano de convênio exceto se a configuração da agenda "Bloquear atendimento ao profissional que não usa o convênio" esteja ativa. Também é possível passar os números de registro do profissional na operadora do convênio.

 

TISS

  

Os convênios cadastrados que possuem TISS já vem com a configuração do TISS igual ao convênio selecionado no campo de convênio.

 

Na aba de TISS é onde as configurações do TISS são cadastradas, caso seja necessário alterar algo no TISS em apenas uma das empresas é possível pelo cadastro de plano de convênios.

Os passos para configurar o TISS são os mesmos da tela de dados de convênio.

Para habilitar o TISS basta clicar em "Habilitar TISS?", conforme a imagem abaixo:



Número de registro

Nesse campo é necessário colocar o número de registro da operadora na ANS (Agência Nacional de Saúde), clicando em "buscar por operadora da ANS" o sistema abre um campo de busca onde é possível pesquisar o número pelo nome do convênio, o nome que foi atribuído a ele no cadastro já vem automaticamente preenchido na busca, para realizar a busca é necesário clicar no botão de pesquisar, conforme a imagem abaixo:



Utiliza guias de consulta
Essa função ativa e desativa a geração de guias de consulta. Desativando em um convênio ao invés de guias de consulta serão geradas guias SADT.


Versão do TISS

Aqui deve-se selecionar a versão do TISS correspondente ao seu convênio. Ao qual contêm a mais recente de acordo com a ANS, atualmente a versão 4.00.01. 



Registro do estabelecimento na operadora

Aqui deve-se preencher o registro do estabelecimento na operadora.

Número da última guia emitida

Preencher o número da última guia emitida para que o sistema continue a partir desse número.

Limita quantidade de guias no lote
Quando essa função fica ativa o número de guias TISS no lote é limitado e pode ser configurado para quantas guias forem desejadas.

Webservice TISS


Essa opção é para convênios que têm webservice (poucos convênios têm essa opção), os campos devem ser preenchidos de acordo com os dados de acesso do webservice do convênio.

Continue lendo sobre: