Com este recurso, você poderá criar Dietas personalizadas para que os profissionais possam indicar aos seu pacientes.

O primeiro passo é criar uma dieta, indo em Configurações - Prontuário - Dietas - Adicionar dieta.




Feito isso, é necessário cadastrar a dieta desejada, preenchendo o nome, a sigla e a descrição. (que seria o corpo da dieta, com todos os alimentos e recomendações da dieta, podendo preencher com texto, tabelas e até mesmo imagens). Após preencher todos os dados da dieta em questão, é necessário clicar no botão "salvar". 



Agora a clínica já possui uma dieta cadastrada no sistema, podendo repetir o mesmo processo para criar outras dietas personalizadas.

O próximo passo é, acessar o modelo de prontuário do profissional de saúde para ativar esta sessão de Dietas.

Indo em Configurações - Prontuário - Personalização você escolher o modelo para o qual deseja ativar.





Na edição do modelo, pode habilitar a seção das "Dietas" e salvar. Esta sessão pode estar disponível para o Prontuário ou a Evolução. 




Após criar as Dietas e ativar a sessão, já pode ser usado pelos profissionais de saúde.

Quando o profissional de saúde for iniciar um atendimento, dentro de seu prontuário terá a seção das "Dietas", onde ele poderá adicionar uma dieta ao atendimento do paciente. Para isso, é necessário clicar em "Adicionar dieta".





Ao clicar no botão Adicionar a dieta, abrirá uma tela com as opções, sendo necessário selecionar a dieta, a data em que vai começar, se terá repetição (caso sim, poderá repetir assim como na agenda, diariamente, semanalmente, quinzenalmente e etc.) e uma observação caso precise. 





Após salvar, a dieta estará lançada no prontuário do paciente, para todos os dias de acordo com a repetição selecionada. (No caso do nosso exemplo, como foi selecionado para repetir diariamente e terminar após 10 ocorrências, no prontuário constam dietas para todos os 10 dias, começando com a primeira data selecionada, no nosso caso 27/11/2020.)






Também é possível emitir relatórios das dietas lançadas, por duas formas no sistema:

1- Dietas do dia, mostrará as dietas para o dia;




Ao tirar o relatório de Dietas do dia, o mesmo sairá como no exemplo abaixo: 




2- Dietas da semana, mostrará as dietas para a semana escolhida no filtro. 




Observação:

Para o relatório de dietas da semana, o período sempre precisa ser de 7 dias. Ao selecionar a data inicial o sistema já calcula a data final par amais 7 dias. Caso tente tirar com o período diferente do total de 7 dias (uma semana), o sistema retornará uma mensagem de erro, informando que o período deve sempre ser de 7 dias.


Ao tirar o relatório de Dietas da semana, segue exemplo abaixo.




Ambos os relatórios podem ser encontrados em Relatórios> Pacientes>Dietas do dia ou Dietas da semana.