Aqui é possível configurar modelos padrões dos atestados utilizados na clínica. Estes modelos são utilizados para gerar os documentos de atestados, impressos no andamento de uma consulta ou na lista de visualização de prontuários de um paciente. O corpo dos atestados pode ser customizável para melhor atender às necessidades de cada profissional da saúde.

Acessando configurações, indo na categoria de prontuários e clicando no submenu modelos é possível acessar a configuração de atestados, conforme a imagem abaixo:



Na tabela dos modelos de atestado é possível visualizar o nome do mesmo (utilizado apenas para identificação) e qual o profissional que irá utilizá-lo.  Para adicionar um modelo de atestado, basta clicar no botão Adicionar modelo.



Utilizado por

Os atestados vinculados a um profissional não poderão ser visualizados pelos demais da clínica e, caso seja configurado para todos os profissionais, o modelo torna-se público para todos na clínica.

 

Título para impressão

Todos os modelos podem possuir um título para impressão, que, como o nome sugere, será o título utilizado no documento gerado ao requisitar a impressão do mesmo. Este título também poderá ser editado logo antes da impressão, sem alterar os registros cadastrados.

 

Textos dinâmicos

Esses textos serão substituídos com os dados correspondentes. Por exemplo, se o texto possuir “[nome_do_paciente]”, quando o atestado for selecionado na hora do atendimento, ele substituirá esse texto pelo nome completo do paciente. Isso torna possível a generalização de um modelo, para atender as necessidades de todos as consultas e pacientes.

Para adicionar um texto, basta posicionar a barra ” | ” no local do texto onde desejar incluir e clicar na caixa de texto correspondente em azul, localizada acima do editor de textos. Por exemplo: para adicionar “[cids]”, que lista todos os CIDs relacionados à consulta, clique duas vezes na caixa em azul “CIDs do diagnóstico” e o texto será incluído no modelo, onde estiver a barra do texto. Também, outro recurso para adicionar o texto é clicar na caixa correspondente e arrastar a mesma até o editor de textos.



Na imagem abaixo, o texto do atestado já estará com o texto devidamente substituído pelos dados referentes.




Imprime assinatura do profissional

Com essa opção habilitada se o profissional tiver uma imagem da assinatura cadastrada no seu perfil de profissional de saúde ela vai ser impressa no atestado.

Formato da folha para impressão

Folha A4 ou A5 pode ser configurado em configurações de impressão, para mais informações acesse nosso artigo sobre configurações de impressão.

Após preenchido o texto do atestado é necessário salvar o atestado e ele já estará pronto para usar.

 

Continue lendo sobre: