Para acessar o cadastro de produtos acesse estoque no menu principal e clique em produtos no menu lateral, como na imagem abaixo:





Para adicionar um produto clique em adicionar produto.





Ativo na empresa

Essa função ativa e desativa o produto na empresa, ou seja todas as filiais e a matriz terão esse produto desativado, os produtos criados em um clínica podem ser usados em todas as clínicas da empresa, só precisam de um número ou código de barras para identificá-los (mais detalhes abaixo no artigo). Uma vez movimentado o produto não pode mais ser excluído, então é necessário Desativar ele, caso não for mais usado.

 

Tipo de controle

Existem dois tipos de controle o interno e o de venda, a diferença é que quando um produto é cadastrado como venda é necessário passar os dados de tributação do mesmo.

 

Unidade de medida
Para adicionar a unidade de medida basta selecionar ali na ferramenta de buscam conforme você configurou em Configurações>estoque> unidade de medida.



Número e código de barras

O número e código de barras não são obrigatórios, entretanto se existirem filiais é recomendado preencher o número ou o código de barras pois é através de um desses números que os mesmos produtos podem ser utilizados pelas filiais da empresa, facilitando o controle do administrador.


Controlado por lote

Caso este produto seja controlado por Lote, marque esta opção que irá liberar a condição para realizar a movimentação do item quando houver uma movimentação do mesmo. 

 

Fracionar produto

Aqui é necessário indicar o produto que será fracionado e a sua quantidade. LEMBRE-SE: para fazer um fracionamento o produto deve estar com estoque zerado, após isso você poderá incluir quantidades de estoque na movimentação.

Sempre que houver algo em desacordo o sistema emitirá um alerta indicando o que está de errado no seu fracionamento, como por exemplo:


O produto não pode ser fracionado por ele mesmo”
“O estoque deve estar zerado para fracionar”


No exemplo da imagem, ao dar entrada no estoque de uma “Caixa de luva 100” será gerado uma entrada de 100 “Luvas”, ao dar uma saída de “Luvas” ele vai baixar do estoque 1 de 100 ficando 99 e ao dar uma saída de uma “Caixa de luva 100” será baixado 100 “Luvas” ficando 0 no estoque.

Ativo na clínica

Essa função ativa e desativa o produto na clínica, as filiais não serão afetadas desativado o produto nessa opção.


Estoque mínimo

Ativando a opção estoque mínimo o sistema informa quando o produto chegar a quantidade mínima no estoque, no momento de movimentar uma saída de um produto abaixo do estoque mínimo uma mensagem em amarelo aparece abaixo da quantidade alertando que o produto está abaixo da quantidade mínima, também é possível tirar um relatório de produtos abaixo da quantidade mínima.

Tributação

Se o tipo de controle for "venda", é necessário informar o NCM, CEST, origem da mercadoria, valor de venda e imposto/CFOP.

 

Continue lendo sobre Estoque: