Contas Bancárias


Em Financeiro> Conciliações> Contas Bancárias é possível visualizar de forma mais clara as contas já configuradas em sua clinica, este traz os seguintes itens: a lista mostra a logo de cada banco em especifico, bem como os dados da conta como: Agência, Nº da conta, saldos gerais, saldos conciliados e as opções.  Observe a imagem a seguir:




Observe no canto direito da tela acima que apresenta o botão de Conciliação automática.


Conciliação automática


Nesta opção é possível ajustar a configuração da conciliação automática, desse modo esta assim que configurada, será realizada sempre que importado um extrato de OFX na conta bancária. 



Pode ser ajustada as seguintes opções :



Por Correspondência exata

Se ativa precisa ser o mesmo valor e data de pagamento, ou seja se os valores estiverem iguais e as datas, irá realizar a conciliação automática. Após ativar, basta salvar.

 


Por Correspondência aproximada

Se ativa precisa estar com o mesmo valor e a mesma data de pagamento tendo uma diferença de até 5 dias. Irá ser comparado e conciliado de forma automática. Após ativar, basta salvar.



Observações

  Lembrando que neste caso de Correspondência aproximada, caso haja dois registros de contas com a mesma data e valor, ai irá conciliar somente uma das contas e a outra precisará ser feita de forma manual. Por exemplo se for um Plano de benefícios ou um plano de tratamento.


O ideal seria deixar o OFX automático, porque o que não conciliar automático, o sistema vai deixar em aberto para conciliação manual. Nesse caso indicamos que o cliente realize uma conferência, e o que não foi feito automático que foi identificado como mesma data e mesmo valor, pode ser ajustado de forma manual essa conciliação.
 


Em casos de Feriados e Fins de semana, não ocorre conciliação. Precisa ser realizado em dias úteis e no banco correto. Indicamos que seja verificado a configuração de Feriado em Configurações> Agenda> Feriados.




Em opções no canto direito da tela é possível visualizar 2 ícones: Extrato de Movimentação financeira e Extrato Bancário OFX.

 



Extrato de Movimentação financeira





Ao clicar neste botão é possível visualizar os dados da conta , filtrar o período que deseja visualizar as contas conciliadas  ou não conciliadas, observe a imagem a abaixo: 



Também é possível visualizar as informações referentes a situação da conciliação, datas, cliente/fornecedor, valor, saldo, parcela, documento, número, categoria  e detalhes (Contas de origem e conta de  destino  e transferência).  



Conciliação manual

Na opção de conciliação manual  é possível selecionar a conta, em seguida clicar na opção Conciliar e ajustar a data, como no exemplo abaixo:




Pronto desta forma  a conciliação manual está feita.



Extrato Bancário OFX 


Ao clicar no botão Extrato bancário OFX é possível visualizar  os dados do banco, a agência, o nº da conta. também é possível observar  Todos, Conciliados, não conciliados, descartados.






Nesta tela é possível verificar os detalhes, a situação da conta, a descrição, valores e opções. Nas opções é possível Reverter  a conciliação (ícone azul) ou Descartar  (ícone  vermelho).  Ao final da tela é possível verificar o resultado final (entrada, saída e resultado).

Se abrir os detalhes do extrato bancário, tem a possibilidade de ir até o código de faturamento, isso possibilitará visualizar a movimentação financeira e os detalhes dessas movimentações. 





Ao ir para as movimentações financeiras  ver os detalhes do faturamento e do movimento, você também poderá Desconciliar (botão vermelho) ou Alterar a data de conciliação (botão azul), segue imagem abaixo:




Ao clicar no link ao qual informa que foi conciliado por OFX, você consegue ver o detalhamento também.




Ao lado direito você encontrará os botões de  Baixar arquivo e o botão de Importar extrato OFX . 

Baixar arquivo

 Ao baixar o arquivo é transformado em CSV.
 Lembrando que ao baixar o arquivo, será necessário ajustar as seguintes  informações: 




  • Número do documento: Este número é aberto para a Clínica utilizar como controle de acordo com a necessidade.
  • Número da parcela: Quando referente a parcelamento, pode ser inserido o número da parcela referente. 
  • Data da compensação: Data ao qual será compensado.
  • Valor: Valor do titulo a ser conciliado. 
  • Cancelar: Nessa opção deve ser inserido: SIM ou Não. 





Importar extrato OFX


Ao clicar em importar extrato abrirá a opção para adicionar o arquivo  para isso basta selecionar o arquivo em formato OFX do banco e clicar em Importar ou Fechar caso deseje não seguir em frente a ação. 



Artigos relacionados