Menus do Financeiro

Modificado em Tue, 05 Jul 2022 na (o) 04:53 PM

 

Antes de entender o financeiro é melhor configurá-lo Clique aqui para saber mais.


A tela Financeiro permite um simples e rápido gerenciamento da vida financeira de uma clínica.
As funcionalidades estão dispostas em quatorze menus:

 

 

Dashboard


Nesta aba, é possível observar um resumo financeiro de toda a clinica, informando o valor de contas vencidas, e o quanto você ainda tem a receber ate fim do mês, juntamente com relatório de movimentação dos últimos 12 meses.



Faturar


Com esta opção, você encontrará todas os agendamentos a faturar, podendo filtrar entre datas, pacientes e profissionais, juntamente com as opções, faturar e não cobrar logo ao lado, como na ilustração abaixo:



O botão verde com a seta branca, serve para faturar o procedimento, e o cinza com a lixeira para excluir (não cobrar).

Ao clicar em faturar a seguinte tela será aberta:



Podendo assim escolher a forma de pagamento e finalizar o lançamento ao clicar em salvar .

Veja mais sobre faturar clicando aqui.


A pagar e a receber


Nesta página podem ser visualizadas todos os faturamentos pendentes de uma clínica, o que possibilita uma fácil visualização de tudo o que a clínica tem a receber ou a pagar. Um faturamento pode ser gerado manualmente no lançamento de uma nova conta.

Através dos mecanismos de filtro, é possível analisar os pagamentos pendentes para uma determinada situação ou cliente/fornecedor, por exemplo. A cada consulta de faturamentos, são contabilizados os totais de receitas e despesas do período pesquisado, assim como o resultado da soma de ambos, representando uma visão geral do mesmo. Os valores referentes a receitas são simbolizados com a cor verde e as despesas, com a cor vermelha.




Na tabela, é possível visualizar os principais dados de cada faturamento e realizar a baixa (pagamento ou recebimento), editar ou estornar. Na edição, apenas é permitido alterar o valor do faturamento sob um esclarecimento do porquê da alteração. Ao clicar em estornar será aberta uma janela de aviso para confirmar a ação e detalhar o motivo do estorno, para manter o registro da conta.

Ao clicar em “Baixar” a imagem abaixo representa a tela que será exibida, nela estão contidos todos os dados do faturamento, tendo a possibilidade de alterar alguns de seus valores e depois fazer a baixa e manter o paciente.





É possível também aplicar um desconto ou acréscimo a baixa de contas. Apenas clicando na opção do exemplo abaixo.



Quando o campo “Data do pagamento” estiver com o seu valor superior ao dia de hoje, uma tela de alerta será exibida pedindo se realmente é isso que deseja fazer. Como indica a ilustração abaixo:




Voltando à página a pagar e a receber, temos a opção de lançar uma nova conta, basta clicar no botão “Adicionar nova conta” onde abrirá a tela de lançamentos, como mostra a ilustração abaixo: 




Caso o cliente/fornecedor não estiver cadastrado, é possível cadastrá-lo clicando na opção que irá aparecer abaixo do campo dos clientes/fornecedores, como na imagem a seguir.





Clicando nesta opção, a tela de cadastro padrão de um cliente/fornecedor será aberta e então será possível realizar o seu cadastro.




Caso a opção “Pagar agora” for marcada, o novo lançamento será baixado no mesmo instante, automaticamente tornando-se uma movimentação financeira efetuada. A opção de replicação permite que sejam lançados faturamentos recorrentes, podendo ser configurados com repetições diárias, semanais, mensais e anuais.





Ou, ao invés de fazer uma replicação, poderá ser feito o parcelamento deste lançamento.





Ao clicar no botão “Simular” de uma replicação, poderão ser visualizadas e analisadas todos os faturamentos que serão gerados pela repetição, sendo que o que mudará, será apenas a data de vencimento, as demais informações permanecerão as mesmas do faturamento replicado.





E para a simulação das parcelas, este possui um mecanismo similar da replicação, porém, ao invés de repetir o valor, este irá dividir o valor pela quantidade de parcelas.





Na opção este lançamento é recorrente é possível configurar este lançamento para repetir a cada dia, meses, ou anos. E então terminar após tantas ocorrências deste lançamento ou quantas vezes ele foi lançado, ou é possível colocar uma data para o término da repetição deste lançamento.


 

Clicando em simular a tela baixo será exibida com todas as data em que este lançamento irá se repetir. 




Um novo faturamento pode, ou não, estar relacionado com um cliente/fornecedor, assim como para os profissionais. O vínculo para com os profissionais tem como objetivo central, possibilitar o controle das movimentações geradas por um certo profissional, controlando as despesas e rendimentos resultantes das ações deste. Para cliente e/ou fornecedor, caso este também for um paciente, as movimentações também poderão ser analisadas através do Extrato financeiro do paciente.


Movimentação Financeira


Nesta tela são exibidas todas as movimentações financeiras realizadas na Clínica, incluindo contas e transações. Aqui são listadas todas as transações que envolveram a conta selecionada, ou, caso desejado, é possível visualizar as movimentações gerais da clínica, mostrando um balanço geral do sistema.



Abaixo da tabela, é possível visualizar um resumo das movimentações e estado de saldos. À esquerda, é exibido o saldo total da clínica selecionada, independente das datas pesquisadas, caso estiver selecionada a opção “Todas” no campo de pesquisa “Conta”, será exibido o saldo somado de todas as contas.

À direita, são mostrados os totais de entrada e saída das movimentações do período selecionado, assim como o resultado das movimentações, o qual indica se as movimentações geraram um saldo final positivo ou negativo em determinado período.


Transferências entre Contas


Nesta tela é possível realizar transferências de caixa entre contas cadastradas no sistema. Ao abrir o menu, é exibida uma lista contendo o registro de todas as transferências já realizadas, sendo possível procurar transferências filtrando entre datas.





Para realizar uma transferência é necessário ter duas ou mais contas cadastradas, caso contrário, não seria possível realizar a ação. Clicando no botão “Nova Transferência” será aberta a tela para criar novas transferências.




Para concluir a ação, basta preencher os campos requisitados no formulário, informando as contas de origem e destino, a data que será realizada a transferência, valor e tipo do documento.


Cliente/Fornecedor


Nesta tela é possível visualizar todos os clientes e/ou fornecedores relacionados à clínica. Todos os pacientes estão registrados aqui como clientes da mesma.




Além disso, é possível cadastrar novas empresas prestadoras de serviços, por exemplo, telefonias, companhias elétricas, entre outras. Para isso, basta clicar no botão “Adicionar cliente/fornecedor”, e então, preencher os campos requisitados no formulário.



 

Ao cadastrar um usuário ou paciente, este será, também, cadastrado como um cliente/fornecedor. Ambos cadastros fazem referência à mesma pessoa, porém para propósitos distintos.


 

Continue lendo sobre Financeiro:

 



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Podemos ajudar com algumas dicas para melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo