Orçamento

Modificado em Mon, 23 Jan 2023 na (o) 05:56 PM

O módulo de orçamentos tem como objetivo facilitar a comunicação e planejamento entre o financeiro da clínica para com seus pacientes, oferecendo ferramentas simples que permitem a realização de tarefas complexas como o planejamento do orçamento e geração dos faturamentos orçados.

Os orçamentos podem ser encontrados através da aba Financeiro no topo da página e, então, clicando sobre o menu Orçamentos, conforme a ilustração abaixo:


Ao clicar no menu correspondente, será aberta a tela de listagem dos orçamentos, onde é possível visualizar seus dados principais, como o status (aprovado ou pendente), qual o paciente a quem se destina o orçamento, descrição e data em que foi adicionado.



Para adicionar um orçamento, basta clicar no botão Adicionar orçamento e preencher o formulário.


O comportamento dinâmico dos elementos dispostos na tela favorece o planejamento junto ao paciente, atendendo às solicitações e alterações nos parâmetros de forma interativa.

Adicionando um orçamento

Os primeiros campos são referentes às principais informações, como qual o paciente, descrição, observações gerais e a data de validade. A data de validade representa o tempo máximo para um orçamento ser aprovado, ou seja, após essa data, poderá ser considerado como não aprovado. No sistema existe também a possibilidade de gerar o faturamento no orçamento ou no agendamento.

No orçamento :

  • Deixando essa opção selecionada o orçamento vai gerar as parcelas assim que o orçamento for aprovado.

 

No agendamento :

  • Quando forem agendados os procedimentos na agenda vai ser gerado o fatura sobre os procedimentos agendados. Isso tem utilidade para quem faz planos de tratamentos, podendo fazer com que seja cobrado dos pacientes por cada procedimento realizado, desde que este foi vinculado a uma agendamento.


O valor do orçamento tem como base os valores dos procedimentos adicionados. Para adicionar um procedimento diferente, basta clicar no botão Adicionar procedimento e preencher os campos requisitados da janela que será aberta.






Na sequência uma nova janela abrirá para adicionar os procedimentos a serem trabalhados:




Os procedimentos podem ser aqueles já cadastrados na clínica (conforme explicado aqui) quanto procedimentos avulsos. 

  • À primeira situação, digite o nome do procedimento e selecione o correspondente na caixa de buscas que será aberta e, à segunda, simplesmente digite o nome do procedimento (não será feito um novo cadastro). 
  • Aos procedimentos já cadastrados, o valor unitário também será preenchido (esse valor pode ser editado, não alterará o valor cadastrado).

Nesta mesma tela também pode-se escolher a quantidade de liberações para determinado procedimento, caso o profissional precise de várias visitas do paciente ao consultório para continuidade do atendimento iniciado.


Para isso a alteração deve ser feita no campo conforme imagem abaixo:



 

Não vai ter a opção de selecionar a quantidade liberada quando a geração do financeiro estiver por agendamento. Para agendar duas vezes um procedimento na agenda é preciso adicionar o mesmo procedimento duas vezes no orçamento deixando a quantidade 1 salvando e adicionando os outros procedimentos da mesma maneira.

 
Observe a opção realizado por terceiros: 

Nessa opção, caso o procedimentos seja realizado por terceiros, deverá ser ativo como demonstra a imagem.  Lembrando que os procedimentos realizados por terceiros não são cobrados pela clínica. Desse modo irão aparecer da seguinte maneira no resumo do orçamento: 


 
Caso não seja esse o cenário da clinica e os procedimentos são realizados pela mesma e deve ser cobrado, o ideal seria não ativar essa configuração ao criar o orçamento. 

Além disso na mesma janela de procedimentos, há uma aba relacionada a repasse, conforme imagem abaixo:





Clicando em adicionar repasse, o profissional ou gestor financeiro poderá gerar um título relacionado a valores externos para este procedimento, por exemplo em caso de um serviço terceirizado a um anestesista ou auxiliar. Para isso basta preencher os dados conforme imagem abaixo:




Ao adicionar um procedimento, o mesmo será listado, sendo possível editá-lo e/ou exclui-lo:





Observação: Orçamentos aprovados não são passíveis de alteração de valores, 

somente poderá ser editados dados que não envolvam estatísticas financeiras.



Os valores totais serão calculados automaticamente, sendo o total dos procedimentos, o valor base para cálculos futuros, quando o procedimento for de terceiros esse valor não será somado no totalizador. Os descontos e acréscimos podem ser adicionados logo abaixo, nas condições de pagamento:



Os descontos e acréscimos podem ser tanto em reais quanto em percentagem. O valor do desconto é descontado diretamente no valor total dos procedimentos, enquanto o acréscimo é adicionado ao resultado (valor total dos procedimentos – valor total do desconto). O valor total do orçamento é o resultante desses cálculos.



As parcelas são geradas automaticamente assim que as condições de pagamento forem alteradas, nelas, é possível editar ambos campos, a data de vencimento e o valor. Ao editar um valor, a diferença será atribuída às parcelas restantes.

 

Para pagamentos à vista, selecione apenas uma parcela.

 

Ao final do orçamento, estão as opções: aprovar e gerar financeiro, esta última só será exibida caso a primeira estiver selecionada.





Ao marcar o orçamento como aprovado, significa que o paciente aceitou o mesmo. Caso for escolhido gerar as parcelas no financeiro, serão exibidos outros quatro campos, referentes aos faturamentos que serão gerados e, ao salvar o orçamento, será possível imprimi-lo, enviá-lo por e-mail ao paciente e, caso forem geradas, encontrar as parcelas no menu Contas a pagar e a receber do financeiro (saiba mais clicando aqui).


Só será possível gerar as parcelas no financeiro caso o orçamento estiver aprovado.


 

Continue lendo sobre Financeiro:


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Podemos ajudar com algumas dicas para melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo