Como gerar um contrato recorrente ?

Modificado em Fri, 14 Oct 2022 na (o) 02:51 PM

Primeiramente, é necessário criar o contrato acessando Financeiro> planos de benefícios> Contratos.

O contrato com vigência Recorrente funciona da seguinte forma:   os pagamentos são feitos por períodos predeterminados e ocorrem de forma automática de acordo com a sua configuração. Para adicionar um contrato recorrente basta criar um contrato selecionando o tipo de vigência: recorrente, como na imagem abaixo:

Tipo de contrato

Pode ser individual ou empresarial. O contrato individual aporta apenas um titular e um beneficiário, já o empresarial que pode ser uma pessoa ou empresa, possibilita aportar várias pessoas dentro de uma venda do plano, desde que esteja configurado para comportar a quantidade de pessoas cadastrada no plano (verifique nas configurações do plano de benefícios o que foi ajustado).

Responsável Financeiro

Aqui pode inserido a pessoa ou a empresa que será a responsável pelo pagamento do plano.

Tipo de Vigência

A vigência atua da de duas formas: podendo ser Fixa ou Recorrente.  Quando Fixa é cobrada de período em período com valor preestabelecido, podendo ser  todo mês ou um período selecionado.  Quando Recorrente os pagamentos são feitos por períodos predeterminados e ocorrem de forma automática de acordo com a sua configuração.

Data de adesão

Data de adesão do contrato.



Vendedor padrão

Insere o nome de quem realizou a venda.

Plano

Adiciona o plano de benefício ao qual está vendendo no contrato. Ao adicionar nessa aba os planos ativos podem ser selecionados. Pode ser visualizado o status do plano, adicionado quantos planos for relevante com o plano e também pode ser descartado.


Após preenchidos os campos pode clicar em salvar.

Adicionando Beneficiários

Após salvar, você poderá visualizar a lista de contratos e dar continuidade ao processo de criação do contrato. A segunda etapa é adicionar o beneficiário ao contrato, aqui é possível editar o contrato, bem como ajustar as demais informações dos beneficiários.Também tem a opção de adicionar o dependente financeiro neste: 

Ao adicionar os dados referentes basta clicar em salvar.

Planos

Aqui é possível visualizar o responsável financeiro, o vendedor e o período de validade do contrato Recorrente, também pode adicionar o beneficiário, dependendo do plano será adicionado o nº correspondente as configurações do plano que foi ajustada em configurações>Plano de benefícios> planos. Em seguida irá abrir a opção de adicionar beneficiário.

Ao clicar no botão
 Adicionar beneficiário 
será direcionado a seguinte tela:A tela que será direcionada para adicionar o beneficiário trará informações já preenchidas como Plano, situação, data de adesão e a cobrança no mês de adesão (se ativo), as demais precisará ser preenchidas por você.  Após isso, basta salvar. Também é possível adicionar o beneficiário, utilizando o filtro de beneficiários.


Produtos Adicionais

Lembrando que este item precisa ser cadastrado previamente em Configurações>Planos de benefícios> produtos adicionais. Aqui vai aparecer os produtos inclusos no plano selecionado  de acordo com o que foi configurado no plano o clicar em adicionar o produto. Também é possível adicionar novos produtos caso necessário, basta clicar em Adicionar produto, que irá abrir uma subtela e poderá ser inserido os dados deste produto, o plano, data de adesão, mês da cobrança por adesão, vendedor, responsável Financeiro, tipo de cobrança, etc: 

Documentos
 
Você pode inserir o documento de contrato de plano de benefícios referente ao beneficiário de acordo com o que foi configurado em Planos de Benefício> Modelos de documento, ao clicar em adicionar documento, poderá selecionar o modelo de documento e ajustar as demais demandas referentes ao documento. 

Dados para cobrança recorrente

É necessário inserir todos os responsáveis financeiros neste tópico.  Nos dados para cobrança recorrente será levantado forma de pagamento, configuração atual e as opções:Ao clicar em Opções, no botão verde, é viável adicionar as configurações para cobrança recorrente: Neste caso é possível informar a forma de cobrança recorrente: podendo ser débito em conta, MultiMed Clube, Samae, boleto, conforme a escolha terá suas informações para alimentar esta configuração, varia de acordo com a forma de cobrança recorrente escolhida por você, também pode ser inserida  a conta bancária de recebimento. Em seguida basta salvar as configurações realizada. 


Cobranças

A cobrança pode ser feita da seguinte forma: clicando no botão Nova cobrança Manual ou em Nova cobrança Recorrente. Tem também a opção de  Clicar no valor sublinhado, pois trará o detalhamento de itens a cobrar para ser visualizado: Nova cobrança Manual

Nova cobrança manual você consegue realizar o processo para formalizar  a cobrança do contrato. Sendo assim, traz um resumo da cobrança, número do contrato, período do contrato, responsável financeiro e suas competências:  

Composição da Cobrança


Selecionando as competências é possível Adicionar à cobrança ou Descartar . Pode ser visualizado os itens a cobrar  as competências e seus valores futuros relacionados ao contrato. Você pode adicionar à cobrança selecionando uma  ou todas  as competências de cobrança relacionado ao beneficiário, pode ser descartado também da mesma forma. Condições de pagamento

Ao clicar no botão definir condições de  pagamento, é possível ajustar as condições de pagamento, observe a imagem abaixo: Após Salvar, pronto suas condições de pagamentos estão definidas.


Lançamento Financeiro

Categoria:
 Seleciona a categoria da cobrança;
Conta: 
Seleciona a conta;

Em seguida clica em Faturar e pronto. Seu contrato recorrente foi gerado e cobrado com sucesso.

Nova cobrança Recorrente

Na nova cobrança recorrente é possível adicionar o lote de cobranças recorrentes, como na imagem abaixo : Deste modo, basta alimentar os campos e clicar em salvar, vai estar disponível estes no módulo de Financeiro>Plano de Benefício> Cobranças recorrentes.

Lembrando que há também a opção de adicionar, a empresa parceira de cobrança e de cobrar via Galax pay ao qual vai ter a possibilidade de geração de link de cobrança e  a integração por esse meio de pagamento. 


Observação sobre as cobranças recorrentes: 


caso tenha integração com o  Galax pay: será necessário enviar os lotes das cobranças recorrentes. 

Saiba mais : 



Artigos relacionados

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Podemos ajudar com algumas dicas para melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo